segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Hoje Eu Apanho: ‘Sons do Pará’ encanta, mas não inova.


O especial ‘Sons Do Pará’ foi bonito, informativo, surpreendente e conseguiu tornar-se uma opção diferente para o público paraense.
Com ênfase aos principais ritmos do cenário musical paraense moderno, o especial exibido na noite de ontem pela TV Liberal foi, sem dúvida, uma importante inovação nos especiais de fim de ano da emissora, homenageando artistas e ritmos que marcaram gerações e embalam festas e a cultura popular do estado. O programa abordou desde o carimbó de raiz até o brega mais elétrico, conhecido como eletromelody.
Entre os convidados, estavam artistas consagradas da música paraense, como +Gaby Amarantos, Pinduca, +Felipe Cordeiro, Lia Sophia, Banda Warilou e outros.
Em compensação, a edição pouco criativa decaiu no clichê, afinal pouco mostrou-se sobre a história dos ritmos. Apelaram pelas carinhas mais conhecidas, focaram na música, mas não diretamente na cultura, nos contextos político, social e culturais que perpassam pelos movimentos e ambientes da região. Importantes detalhes deixaram a atração morna e apática, como as apresentações em playback e o palco pouco inovador. Provavelmente um show seria mais atraente, ainda que fosse para um pequeno público ou funcionários da emissora.
Outros pontos negativos e, talvez pouco notados, foram a ausência ou o pouco aprofundamento de outros ritmos importantes e/ou de raiz como o calipso, o lundu, o siriá e a guitarrada, além da interação e ligação entre certos ritmos e as populações nativas.
É válido ressaltar, porém, a beleza e o esforço da apresentadora Bianca Teixeira, a emoção demonstrada nas entrevistas - sobretudo de Lia Sophia. Além de tudo, pouco se investe em programação local e cultural atualmente, sobretudo na TV Liberal. O surgimento de uma produção como esta é louvável e deixa um gostinho de “quero mais”, apesar de ser uma clara tentativa de recuperar o ibope.
Para assistir aos vídeos do programa, clique aqui.

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa, muito bom seus comentários e críticas que você faz aqui em seu blog. Gostei, agora eu perdi o conteúdo da liberal. Devido a minha ausência do Estado, mas creio que irá ficar melhor. Já que essa é a primeira tentativa e a primeira vez que a Tv Liberal surge com esta ideia da cultura Paraense.

Anônimo disse...

Antônio Anderson só uma correção: a apresentadora do Sons do Pará é a Bianca Teixeira. Você precisa consertar isso no texto. Abs.

Anônimo disse...

Eiiiii!
A apresentadora foi a Bianca Teixeira!
Nem tem como comparar as duas cara. Bianca é beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemm mais espontânea do q a Amanda :)

Cuidado ao escrever gente!

Unknown disse...

Obrigado por me informarem sobre o nome dela. Eu não assisti ao especial na TV, apenas vi o vídeo no site da Liberal e não aparecia o nome da apresentadora.
Perguntei a uns amigos que assistiram e me disseram que o nome dela era Amanda Pereira.

Peço desculpas!!!